10 dezembro, 2007

Off: Nota de falecimento

Ontem, durante a prova da Stock Light, em Interlagos, faleceu Rafael Sperafico, primo dos irmãos Sperafico que correm na categoria principal, atingido, após uma rodada, na lateral de seu carro por Renato Russo. O acidente ocorreu na veloz Curva do Café, feita com pé embaixo na entrada da reta dos boxes, um local praticamente sem área de escape. Rafael se chocou com a proteção de pneus, e o veículo foi rebatido para o meio da pista, impedindo qualquer reação de Russo. Acidente semelhante já ocorreu na Fórmula 1 em 2003, quando Mark Webber e Fernando Alonso colidiram de maneira perigosa no mesmo local, causando o fim prematuro daquela corrida.

A curva em si não oferece grandes dificuldades em condições normais, porém qualquer escapada naquele ponto pode causar sérios acidentes, pois em caso de choque com o muro ou os pneus, o carro é lançado de volta à pista, quando outros estão vindo naquela direção em aceleração máxima. É o que Lívio Orichio chamou de "Tamburello de Interlagos".

Seria o caso de se sacrificar o setor da arquibancada situado naquela posição para se criar uma área de escape? E mais: alguém tem vontade de fazer isso?

Nenhum comentário: